Doenças Oculares
Principais erros Refrativos
O astigmatismo é causado na grande maioria das vezes por uma imperfeição na curvatura da córnea (estrutura mais anterior dos olhos), isso pode te acompanhar desde o seu nascimento ou ser causado por algum acidente, cirurgia ou lesão ocular. A visão pode ser afetada tanto para perto quanto para longe e o paciente tem a visão borrada, desfocada e os contornos dos objetos não são observados com definição
Miopia é o distúrbio visual caracterizado por dificuldade de ver a distância. Isso ocorre porque a focalização da imagem ocorre antes de chegar à retina. Pacientes míopes tem maiores chances de desenvolver doenças oculares e devem ser acompanhados conforme orientação do seu oftalmologista.
A hipermetropia o paciente apresenta dificuldade para enxergar de perto e de longe. Assim quando não corrigida por óculos ou lentes de contato faz muito esforço para conseguir deixar a imagem nítida. Esse esforço contínuo pode gerar sintomas como dores de cabeça, lacrimejamento e outros.
A presbiopia é uma dificuldade visual que afeta as pessoas a partir dos 40 anos de idade. Os pacientes começam a perceber os objetos próximos como desfocados. A leitura principalmente passa a ser mais difícil. Para ler perfeitamente um livro, poderá ter que esticar os braços para mais longe dos olhos.
Doenças Oculares
Essa doença atinge a córnea fazendo com que a mesma perca a curvatura normal se tornando mais pontuda e fina. Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são: coçar os olhos e hereditariedade. A visão de quem tem ceratocone é geralmente borrada e a doença piora principalmente na adolescência e na juventude.
A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino. O cristalino é a lente natural do nosso olho que com o passar dos anos ela se torna opaca prejudicando a visão. Há outros tipos de catarata relacionada ao uso excessivo de medicações, traumas oculares e aquelas chamadas congênitas, onde a criança já nasce com o cristalino opacificado. O tratamento sempre é cirúrgico - o cristalino opacificado é substituído por uma lente artificial totalmente transparente.
O glaucoma é uma doença potencialmente grave que ocorre quando a pressão intraocular afeta diretamente o o nervo óptico. É uma doença crônica que não tem cura e pode levar a cegueira se não tratada, mas o paciente pode ter uma ótima qualidade de vida e visão se mantiver um rigoroso controle clínico e em alguns casos cirúrgico.
O descolamento de retina é sempre uma urgência oftalmológica. Ele pode acontecer devido a uma ruptura da retina causado por trauma ou doença como a diabetes. Pode também ser provocado por processos inflamatórios, anormalidades vasculares, lesões e tumores sub-retinianos. Pode ser tratada através de laser ou cirurgias.
A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca do olho. Pode ser causada por bactéria, vírus e outros. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, lacrimejamento, edema, secreção e dor.
É o crescimento de um tecido vascularizado da conjuntiva de forma triangular em direção a córnea. Pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre, ou em pessoas que trabalham em ambiente muito quente.
É um nódulo inflamatório que cresce na margem palpebral. O hordéolo pode ser doloroso e causar inchaço e coceira. Compressas quentes podem ajudar, mas caso persistam os sintomas o médico oftalmologista deverá ser consultado.
É a inflamação nas margens das pálpebras que pode ser aguda ou crônica. Pode aparecer junto de outros problemas de pele ou alergias. As pálpebras ficam vermelhas, coçam e parecem oleosas e com crostas. Olho seco também é um sintoma.
A uveíte é a inflamação da úvea (composta pela coroide, íris e corpo ciliar). Pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, além de doenças como toxoplasmose, corpo estranho, neoplasias, doenças reumatológicas e até traumas oculares. Vermelhidão, embaçamento e dor ocular, são sintomas comuns da uveíte, problema que pode aparecer em qualquer idade. A consulta e exames realizados pelo médico oftalmologista são essenciais para elucidar a causa da uveíte e para realizar o tratamento adequado.
A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que acomete os olhos. A doença ocorre nos vasos sanguíneos da retina causando dificuldade visual e até perda da visão. Quanto antes tratada melhor o resultado. Dessa forma todos os pacientes com diagnóstico de diabetes devem fazer exame de fundo de olho de forma periódica de acordo com a orientação do seu oftalmologista.
O estrabismo é um desalinhamento dos olhos. Incide principalmente na infância, mas adultos também podem apresentar. Sempre que houver suspeita de estrabismo o oftalmologista deverá ser consultado para realização de exames, caso necessário, e tratamento.
Os olhos também são focos de alergias. Varias são as causas e tipos de alergias oculares. Podem vir associadas com renites, dermatites e outros sintomas alérgicos. O tratamento é imprescindível para controle e prevenção de complicações oculares.