Consultas e Exames

A Avaliação de Vias Lacrimais é um exame que analisa a irrigação dos canais lacrimais, para avaliar a capacidade de drenagem da lágrima para as fossas nasais.
É indicado para diagnosticar obstruções ou infecções que podem atingir as vias lacrimais.

A Biometria óptica é um exame utilizado para calcular as lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata e cirurgias refrativas de alto grau de miopia ou hipermetropia.

A Campimetria avalia a percepção visual central (em frente do campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão), identificando qualquer alteração ou redução do campo visual. É indicada para o auxiliar no diagnóstico de glaucoma, neuropatias, doenças retinianas, entre outros.

O exame de Curva diária de pressão avalia a pressão intraocular do paciente em diferentes horários ao longo do dia. É indicado para o auxiliar no diagnóstico ou acompanhamento do tratamento do glaucoma. Com a doença, a pressão ocular sofre alterações ao longo dia, portanto o exame mede a pressão em diferentes horários. Podem ser feitas medidas de 2 em 2 horas ou 3 a 4 vezes ao dia.

A Fotocoagulação a Laser é um procedimento que visa a aplicação de laser que fazem microcauterizações em estruturas intraoculares selecionadas, como tumores ou vasos sanguíneos anormais. O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou rupturas na retina também necessitam desse tratamento.

A Gonioscopia é um exame que analisa o ângulo da câmara anterior, a parte do olho entre a córnea e a íris. É indispensável para o diagnóstico e tratamento de Glaucoma.

O Mapeamento de Retina, mais conhecido como Exame de Fundo de Olho, é um exame que tem a função de mapear toda a estrutura do fundo do olho, periferia retiniana, nervo óptico e vítreo. É indicado para diagnosticar e acompanhar as doenças oculares que possam acometer essa região do olho, entre elas o descolamento de retina, degenerações retinianas, tumores, hemorragias.

A Microscopia Especular de Córnea fotografa as células da camada mais interna da córnea, o endotélio. É indicado no pré-operatório de cirurgias intraoculares, como Catarata, Glaucoma, e Transplante de córnea, além de diagnóstico e acompanhamento de problemas na córnea.

O exame IDRA, ou Analisador de Superfície Ocular, é um exame oftalmológico que avalia a superfície do olho. Ele é usado para diagnosticar e tratar o olho seco e disfunções das glândulas meibomianas.

O exame de Tomografia de Coerência Óptica da Córnea – OCT da Córnea é um exame de tomografia de alta precisão que permite a imagem detalhada das estruturas do segmento anterior ocular, especialmente da córnea.

O OCT, ou Tomografia de Coerência Óptica, é em um exame de tomografia de alta precisão na área dos nervos ópticos, fundamental para diagnóstico precoce e acompanhamento do Glaucoma.

A Paquimetria é um exame que mede com precisão a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom. É indicado para o planejamento cirúrgico em Cirurgias Refrativas, além do diagnóstico de Glaucoma, Ceratocone, entre outros

A Retinografia é um exame que registra imagens do fundo do olho – retina, nervo óptico, mácula, vasos sanguíneos. É indicado para acompanhamento e diagnóstico de doenças como a Retinopatia Diabética, Degeneração Macular, Oclusões Vasculares da Retina, Glaucoma entre outras.

O Teste de Ishihara analisa a percepção de cores do paciente. É indicado para o diagnóstico do Daltonismo.

Teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame geralmente realizado na maternidade ao nascimento. Se o pediatra não conseguir visualizar o reflexo vermelho, o paciente é encaminhado ao oftalmologista. Através do teste é possível realizar diagnóstico de várias patologias oculares tratáveis, assim é de suma importância ser realizado até o primeiro mês de vida.

O Teste de Schirmer avalia a função lacrimal para verificar se o olho produz a quantidade suficiente de lágrima para manter-se lubrificado. É indicado para diagnostico ou acompanhamento de Olho Seco.

A Campimetria avalia a percepção visual central (em frente do campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão), identificando qualquer alteração ou redução do campo visual. É indicada para o auxiliar no diagnóstico de glaucoma, neuropatias, doenças retinianas, entre outros.

O Teste Ortóptico avalia a movimentação ocular, as alterações da musculatura extrínseca dos olhos e a percepção de estímulos visuais, em todas as posições do olhar, para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular – o movimento dos olhos. É indicado para pacientes com suspeita de estrabismo e ambliopia ou que possuem visão dupla, visão embaçada.

O Titmus, ou Teste de Estereopsia, é um exame para avaliar a percepção de profundidade, a capacidade dos dois olhos enxergarem em conjunto. É indicado para o diagnóstico ou acompanhamento de problemas na visão binocular, estrabismo e ambliopia.

A Tonometria é o exame que mede a pressão do olho, denominada pressão intraocular. É indicada como rotina para pessoas com mais de 40 anos, ou que estão em grupos de risco de desenvolverem o Glaucoma, pois é fundamental para o diagnóstico da doença.

O exame de Topografia de Córnea mapeia a superfície da córnea e suas irregularidades e analisa a curvatura corneana, resultando com precisão no diagnóstico de diversas doenças oculares, dentre elas, o Ceratocone.

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata. Cristalino é uma lente que temos no nosso olho e que como o próprio nome diz é transparente.